quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ALTER DO CHÃO


Alter do Chão foi eleita pelo jornal inglês The Guardian a mais bela praia do Brasil.

Exageros a parte, visto que, sou nordestino e não inglês sou obrigado a concordar que ir “pelas bandas” de Santarém e não incluir essa maravilha no roteiro é um atestado de desconhecimento total da região. (já aconteceu comigo quando não tinha por hábito pesquisar meus roteiros de viagem)

         Segundo as boas línguas é considerado o caribe brasileiro e foi por saber disso que estou oficialmente incluindo Alter (já sou intimo) como primeiro grande destino durante minha viagem  a transamazônica. Claro que conhecer um pouco de Manaus e Belém(ilha de Marajó)  também estão nos meus planos afinal é uma oportunidade que não se pode deixar passar. Outros pontos relevantes que estão dentro do meu roteiro e gostaria de conhecer são: ANAPU a cidade da Freira DOROTHY STANG, URUARÁ e suas carvoarias, ITAITUBA  e seus muitos garimpos, JACAREACANGA  a terra da revolta contra KUBITSCHEK, a Floresta Nacional do Tapajós e de quebra conhecer o município de Belterra, fundado, em 1933, por Ford, - (e FORDLÂNDIA) e Finalmente(VEJA  ainda não terminei levantamento) ir a Iguapó-açu ver uns botos que comem na mão da gente.

         Só para relembrar aos amigos que eventualmente lêem o blog estou na fase de programação de mais uma grande viagem. Desta vez o destino escolhido será conhecer a tão “temida” transamazônica e a rodovia fantasma(BR-319). Por conta da quase que inexistência de estrada e do tipo de solo da região a rodovia fica de certo modo intransitável em certos trechos resolvi fazer essa viagem em uma moto menor, que pudesse ser levantada várias vezes sem matar o pobre do piloto de cansaço. Por conta do peso,  da versatilidade e principalmente pelo bom tanque de combustível escolhi e comprei(em suaves prestações) uma tenere 250  ano 2011 com 8mil km rodados do meu amigo e companheiro de motoclube Sergio Parreiras, que logo foi batizada de Terezinha. Muitos amigos já chegaram para mim para questionar por que eu não vou com minha “poderosa” (eles falam poderosa frescando mesmo) GS 1200  e digo agora com muita simplicidade “ Não me sinto apto para conduzir essa moto em estradas com um grau de pilotagem elevado. (Note que minha GS já foi para praias, andou no Jalapão, Chapada dos Veadeiros, subiu a Cordilheira dos Andes, Bolivia e mais uma ruma de lugar que o sem noção de seu dono resolveu ir sem perguntar de dava...rsrs).

         Estando acostumado a motos potentes meu grande desafio com a Tenere 250 será sem dúvida a parte de asfalto da viagem, uma vez que, a zona de conforto desta moto é 100km/h e a ultrapassagem só pode ser realizada com muita calma e paciência (Paciência, esse será meu mantra enquanto sobre o asfalto). O conforto também é um ponto que com certeza vou sentir muito, mas já estou providenciando um banco de gel. Ainda estou por decidir qual roupa usarei para viagem, se roupa de trilha(calça, joelheira, cotoveleira, colete e bota) ou  utilizarei os equipamentos convencionais para estrada asfaltada (jaqueta e calça de gorgura). Estou mais para o equipamento de trilha que além de mais leve é mais ventilado e na Amazônia o calor é insuportável. Vou levar pneus de Cross e convencionais e irei fazer algumas alterações na moto para melhorar sua proteção, bem como, adaptar uma bolsa para reserva de combustível(existem trechos com mais de 600km sem gasolina).  

Segue meu roteiro simplificado. – 6.000km – 20 dias

IDA - Fortaleza/CE – Oeiras/PI – Carolina/MA – Marabá/PA – Pacajá/PA – Uruará/PA – Ruropolis – Santarém – Alter do Chão – Jacareacanga – Humaita – Labrea – Humaita – Manaus.

VOLTA- Manaus – Belém – Santa Inês – Pedro II  - Fortaleza

Se algum amigo(a) tiver alguma dica sobre o roteiro ou viagem, por favor seria muito útil sua colaboração, que desde já agradeço.

 

3 comentários:

Anônimo disse...

Grande Marcelão!! Mais uma grande aventura pela vizinhança. Essa vai exigir bastante paciência e perseverança, com certeza. Mas é o preço pela ousadia de encarar o que poucos sequer cogitam. Parabens!
Joarez

Luiz Almeida disse...

Observando e pensando se estou com vontade de ir...

Marcelo Teles disse...

Obrigado Joarez.
Luizão essa é uma oportunidade única.....ter alguns "doidos" e amigos com disposição para para
encarar uma viagem com essas características e vc não vai?
#BoraLuizão!!!! Só se vive uma vez!!!!