terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tenha um Plano B


Sei que todo motociclista é meio teimoso, que quando coloca uma coisa na cabeça é fogo. Em se tratando de viagem sou pior ainda, quando coloco um destino como objetivo chego até andando só com o guidon mas chego.....exageros a parte, o certo é que tenho que rever meus conceitos e sempre ter um plano B prá não morrer frustrado tacando o capacete na parede. Só para ilustrar veja o exemplo de um amigo meu. Acompanhei sua programação para viagem a Ushuaia e acreditem ele pensou em tudo, infelizmente ou felizmente o destino nos prega algumas peças e até onde eu sei ele estava dormindo em um hotel ½ estrela ao lado da anduana chilena puto da vida, impedido de continuar por conta de uma greve por conta de um aumento do preço do gás, é de lascar, toda uma programação.....dinheiro...tempo....etc....
Vivendo e aprendendo, agora vou ter sempre um segundo destino na manga. Claro que pesquisar, antes de ir, ajuda vejam os últimos fatos relevantes de amigos postados para meu email:
“Greve dos funcionários públicos do Chile fecharam a aduana não tem
como entrar por terra por isso estou preso aqui em Rio Turbio ao lado
de Puerto Natales-Chile, dormindo em hotel de 1/2 estrela, mas isso é
o de menos.
Minha idéia era ir a Torres Del Paine depois Punta Arenas e em seguida Ushuaia.
Ninguém sabe quando isso se resolve. Só dizem que é em todas as
fronteiras do Sul.
Estou tentando dormir, esperando que amanhã possamos passar.”

“Saudações, Camaradas.
Quem por estes dias estiver adotando o rumo sul - patagônia - ushuaia, esteja atento a problemas de postos de gasolina sem combustível ou com longas filas na Patagônia/AR. Recomendável obter melhores informações.”

“Eu fiz o trecho de Cusco até Puerto Maldonado e de Maldonado para o Acre, passando por várias cidadezinhas.
A estrada de Cusco para Maldonado só não é pior do que a estrada de Chochis para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Pelo que eu me lembro, são bem mais de 100 KM, de rípio.
Praticamente a estrada toda está em construção/manutenção, portanto tenha um dia inteiro planejado para fazer esse trecho. E faça previamente reserva de hospedagem em Puerto Maldonado, porque a cidade possui apenas 2 hotéis (um albergue e uma hospedaria que antes era cortiço!) e periga você ficar sem lugar para passar a noite - eu quase fiquei!

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente com a idéia do Plano "B". Afinal, quem tem condições de prever todos os acontecimentos, inclusive relacionados ao clima. Agora em janeiro estive em Foz do Iguaçu e norte do Paraná, onde vivem meus pais, e peguei muita chuva. Não teve jeito a não ser ficar na casa do velhos, jogando baralho e comendo churrasco...rsrsr. É importante um plano com objetivos gerais e com margem para desvios e imprevistos. Abração Marcelo e estou de olho!

Marcelo Teles disse...

Valeu Joarez!