
Mania boa – Sempre depois de qualquer viagem não importando o tamanho, nem a importância afetiva, costumo sempre anotar coisas que percebo que me ajudariam na próxima viagem e assim venho juntado esse monte de observações e sempre as leio uns dias antes de pegar a estrada as quais divido agora com vocês. Muitas são bem elementares mas não menos importantes é como o Dojo- Kun (mandamentos do Karatê) onde todos começam com a palavra primeiro pois o mestre Funakoshi entendia que nenhum mandamento deveria ser mais importante do que o outro...osssss!!!!hehehehe
1. Verifique toda sua documentação antes de qualquer viagem. Vc. sabe por exemplo de cabeça quando vence sua carteira de habilitação, pois é, ninguém sabe!!! Não custa nada dar uma olhada em toda papelada. Já tive companheiro e diga-se de passagem muito experiente que teve que por a moto no reboque e voltar de avião.
2. Tenha um bom mapa rodoviário (os postos COPEC vendem bons mapas) e leve em uma bolsa de tanque para fácil consulta. Importante: Estude o mapa a noite antes de dormir e decore o nome de algumas cidades menores antes do destino principal. Isso ajuda muito pois na argentina muitas vezes as placas esquecem de citar o destino principal ou demoram muito Ex. No Brasil se você vai a Salvador tem sempre placas que indicam o caminho se você está em Feira de Santana as placas indicam Feira e também a direção para Salvador, na Argentina não. Vem um monte de cidade pequena e nada da principal, por isso tem que saber o nome de algumas pequenas para saber se está indo na direção correta. Tem GPS? ótimo!!! Mas não deixe de ter um mapa, já vi GPS colocando motociclista em cada situação!!!!!
3. São raras as estradas argentinas com acostamento, portanto se tiver que usar a grama se estiver chovendo muito cuidado, pois a mesma fica um verdadeiro sabão.
4. Não paguei pedágio na Argentina e nem no Uruguai há sempre um espaço livre a direita na barreira de pedágio para a moto passar.
5. Em alguns raros trechos (não passei por nenhum na Argentina) moto paga pedágio e lembre-se não se aceitam dólares nem reais somente moeda local.
6. A maioria das aduanas fecham no final de semana e quando não fecham fazem a famosa operação “tartaruga”......ai haja fila. Por isso evite chegar no final de semana na aduanas.
7. Em todas as aduanas existem casas de cambio sugiro que troquem alguns reais ou dólares por moeda local.
8. O real é bem aceito em toda a Argentina, mas dólar é dólar, e há casos que não se aceitam reais. Tenha sempre alguns dólares para uma emergência, no mais aconselho levar reais e trocar por moeda local pois em restaurantes, hotéis, lanchonetes e etc... quando convertem real por peso ou dólar por peso a gente sai sempre perdendo.
9. A gasolina é mais ou menos o preço de fortaleza. Na viagem toda usei a que chamam ‘super’ (92 octanos) e não tive problema.
10. O consumo é maior com a gasolina deles não fique surpreso.
11. O policial argentino gosta de uma.....vamos dizer “ ponta” e se ele quiser levar algum não tem jeito...nunca dê mais de 20 pesos. E não leve extintor e essa besteirada toda que falam só vai aumentar sua bagagem.
12. Sobre o extintor ou matafuego a lei de trânsito argentina não exige para motos (conforme artigo 40 item f do titulo VI) pesquise em www.barbotti.com/leytransito.htm imprima a página que fala do extintor e leve.
13. Com os policias seja educado, tire o capacete, quando eles mandarem vc parar pare perto do guarda e sobre a via mesmo e não no acostamento como fazemos no Brasil.
14. Dos documentos alem do documento da moto no seu nome ( se tiver alienada tem que ter uma autorização da financeira e carimbo de liberação das embaixadas dos países que vai visitas) o mais importante é a carta verde não deixe de tirar. (www.magnaseguros.com.br ).
15. Documentos exigidos e sempre levo: Passaporte (agiliza a entrada no pais a fila de quem só tem identidade é bem maior), Seguro carta verde, Documentação completa da moto, Carteira Internacional de Motorista(adquira no detram ou Touring club), Carteira de Vacinação contra Febre Amarela......e é claro Xerox de tudo.
16. Nas aduanas existem dois trâmites(duas filas) o seu e o da motocicleta tudo é simples. Dica importante: o documento de imigração seu e da sua moto tem que ser mostrado na volta por isso não perca esse papel
17. Logo que você sai da aduana tem uma barreira que vc tem que dar um papel que lhe dão na aduana(referente a moto) onde um guarda anota a placa da sua moto e lhe devolve o papel. guarde
18. Leve um adaptador para tomadas pois são raras as tomadas chatas na argentina.(a maioria são de plugs redondos)
19. Nunca tente subornar um policial chileno você vai preso
20. Os telefonemas para fixo(Procure por Locutorios), assim como o táxi são muito baratos
Nenhum comentário:
Postar um comentário